1) organização de renda pessoal
Mais de 11 ideias para organização de renda pessoal para melhora sua vida financeira em 2024. Aqui, precisamos entender quanto de dinheiro entra para vocês dois.
Dessa forma, vão conseguir definir uma média do quanto poderá ser gasto mensalmente.
Esse ponto é fundamental, pois cada um sabendo o quanto o outro pode gastar todos os meses, conseguem evitar custos desnecessários se protegendo de uma possível dívida.
2) combinem as despesas
Agora que a renda está definida, é o momento de organizar as despesas da casa. Existem casais que preferem juntar tudo em uma conta conjunta, somar as contas e pagar através dessa conta.
Quem optar pela 11 ideias organização de renda pessoal, essa opção, consegue ter visualização única do que irá sobrar, podendo dividir esse valor para outros gastos, uma reserva de emergência ou colocar em um investimento.
Mas, se vocês preferem dividir as contas, onde cada um é responsável pelo seu dinheiro, não esqueçam organização de renda do pessoal, os dias dos pagamentos dos custos fixos mensais como: aluguel, contas de luz e internet, além de combinar como vão poupar aquilo que sobrar.
Importante: esses são apenas alguns exemplos de como combinar as despesas, existem outras formas. Caberá ao casal definir qual a melhor opção para ambos.
3) organizem os gastos individuais
Para um planejamento saudável, é preciso que cada um tenha a liberdade, organização de renda pessoal e dos gastos individuais, afinal, nem tudo precisa ser compartilhado.
Por exemplo, se o homem precisar de um tênis e a mulher um sapato, cada um deverá ter a liberdade de escolher qual a melhor opção para si.
Por isso, separarem sempre uma porcentagem para que cada um possua um orçamento individual para gastos mensais com aquilo que deseja. Isso é favorável para as finanças e no próprio relacionamento.
4) mantenha as finanças em ordem
Não somente na vida de casal, mais de 11 ideias de organização de renda pessoal , mas em todos os âmbitos financeiros é preciso organizar as finanças, para saber o quanto se ganha e o quanto se gasta, não é mesmo? Só assim conseguimos uma projeção de onde estamos e onde desejamos chegar.
Por isso, façam uma lista com as principais contas e as rendas do pessoal, pois assim conseguirão planejar as próximas metas como: férias, a entrada em um veículo próprio ou até mesmo o financiamento de um imóvel.
11 ideias organização de renda pessoal, para um planejamento saudável, é preciso que cada um tenha a liberdade dos gastos individuais, afinal, nem tudo precisa ser compartilhado.
Por exemplo, se o homem precisar de um tênis e a mulher um sapato, cada um deverá ter a liberdade de escolher qual a melhor opção para si.
5) Tenham uma Reserva de Emergência
Esse valor é muito importante, principalmente nos momentos de maiores necessidades, como, por exemplo:
- Perda de emprego
- Problemas de saúde
- Obras de emergência
Por isso, caso sobre algum valor no mês após todas as contas estarem pagas, preparem esse dinheiro para essa reserva de emergência. Uma ótima opção é abrir uma conta poupança e guardar o dinheiro lá, usando somente quando necessário.
6) tenham metas conjuntas
Por último, é muito importante o casal traçar metas e objetivos de onde pretendem chegar financeiramente. Afinal, todas as dicas anteriores foram justamente para alcançar essas metas e vocês conseguirem o que tanto sonharam com essa organização de renda do pessoal
Esse é o momento de sentar e analisar o futuro juntos, seja para conhecer o mundo viajando, uma aposentadoria tranquila ou até mesmo para a educação dos possíveis filhos no futuro.
As metas e objetivos auxiliam vocês na construção desse futuro financeiro, assim como no fortalecimento da relação.
Vale ressaltar que as dicas que apresentamos são apenas sugestões para melhorar a vida financeira em casal, mas não existe uma fórmula padronizada em que todos devem seguir. Por isso, sentem-se e conversem sobre como se planejar para o futuro.
E aqui no Santander, você pode abrir uma conta e aproveitar as diversas vantagens para melhorar a sua vida financeira e do seu parceiro. Ficou interessado? Abra sua conta agora mesmo!
7) Saber a renda total do casal
A primeira dica de finanças para casais passa por entender qual a quantidade de dinheiro que entra na casa para definir o teto de gastos do mês.
Ambos os parceiros precisam estar cientes do valor máximo que podem gastar todos os meses para se manter dentro do orçamento e evitar gastos excessivos que poderiam colocá-los em uma situação de endividamento.
8) manter um controle financeiro
Imagine uma empresa que não sabe quanto gasta nem quanto ganha. Como planejar o futuro sem saber para onde o dinheiro está indo?
Da mesma forma acontece com nossa vida pessoal. Manter um controle e organização de renda pessoal é uma ótima forma de organizar o orçamento.
Imagine o quanto seria bom poder planejar as próximas férias sem se preocupar com parcelamentos intermináveis no cartão de crédito?
Isso é possível com disciplina e autocontrole com as finanças. Há planilhas online que auxiliam nessa organização de renda do pessoal
9) construir uma reserva de segurança
Uma das certezas que temos na vida é que imprevistos acontecem com todas as pessoas. Ninguém está livre de uma perda de emprego, um problema de saúde, uma geladeira que para de funcionar do dia para a noite.
Alguns imprevistos podem representar grandes gastos, dificultando o dia a dia da família.
A melhor forma de lidar com eles é se antecipando. Daí a importância de o casal construir uma reserva de emergência capaz de cobrir financeiramente acontecimentos, evitando assim tomar crédito com juros altos, por exemplo.
10) criar metas em conjunto
Ao determinar um desafio financeiro, o casal precisa embarcar junto nas metas. Uma das melhores formas de conseguir guardar dinheiro é trazer os sonhos para dentro do relacionamento.
Interessante seria o casal se sentar e definir os objetivos de vida, tanto os da família como os individuais. Metas como compra de um imóvel, pagamento da faculdade do filho, viagem a dois, troca do carro, realização de curso de pós-graduação ou transição de carreira são alguns exemplos.
Ter metas financeiras em conjunto ajuda não só na organização de renda pessoal para casais e o planejamento do futuro a dois, como também fortalece a própria relação.
11) agir em parceria
Para que um relacionamento seja bem-sucedido financeiramente, o casal precisa atuar em conjunto, participando ativamente das finanças da família.
Duas cabeças pensam melhor que uma e as finanças são apenas um dos assuntos importantes que devem fazer parte das conversas entre um casal.
Não existe certo ou errado, nem fórmula mágica para que o relacionamento dê certo. A palavra de ordem é diálogo, sempre e organização de renda pessoal
Portanto, conversem bastante e, quando o assunto for dinheiro, procurem estar calmos e em um ambiente tranquilo, livre de pressões, para que a conversa seja leve e produtiva, lembra do que organização de renda pessoal.